domingo, 4 de agosto de 2013

Vamos à Marte ?


Toda criança tem um sonho de viajar pelo espaço, conhecendo os mais distantes locais do universo. Para elas pegar carona em uma cauda de cometa é simples. E quem não gostaria?
Atualmente existe uma empresa holandesa tentando essa ousadia; na verdade, não em uma cauda de cometa, mas, sim em um foguete.

 A ideia é levar humanos para povoar Marte e transformar tudo em um grande reality show. Os "premiados" com essa aventura teriam que fazer uma viagem sem volta, ou seja, morreriam lá. Parece assustador? Para alguns sim, no entanto, voluntários de diversos países já se inscreveram para fazer a viagem sem volta e ter a chance de eternizar o nome na história como os pioneiros do espaço. 

Mars one ( nome da empresa que quer levar humanos para o espaço) está bem animada e acredita que será possível fazer uma colonia humana até 2022. Para eles da empresa não é nada impossível e só não aconteceu ainda devido os grandes custos. 

Marte esta dentro do que os cientistas chamam de zona habitável, porém, as condições são bem distintas aos da Terra. As temperaturas chegam aos -100°, baixa pressão atmosférica, tempestades de vento de até 500 quilômetros por hora, sem falar de radiações ultravioleta de intensidade altíssima.  

Mesmo com todas essas condições adversas existem pessoas dispostas a abandonar a Terra natal e conhecer os vizinhos. Para quem topar essa experiencia viajará cerca de seis meses até desembarcar na nova casa. Viagem suicida? provável, mas de que forma se pensava no passado em relação aos marinheiros? Não era suicídio também? Como seria o mundo se jamais o povo da Europa tivesse descobrido outros continentes? O que parece loucura hoje, amanhã se encontra motivos aos quais hoje nos parece loucura. 
Nada contra para que quer ser os navegadores do século XXI, mas, a Terra é o lugar mais lindo do universo, viagem para o espaço só quando for seguro e for ida e volta. Enquanto esse dia não chega vamos deixar esses aventureiros abrir caminho para que um dia isso aconteça.