quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Manaus: O Encontro das águas

Vai a Manaus? Então, não tem como não ir conhecer o encontro das águas. Apenas dez quilômetros da cidade, as águas do Rio Negro encontram as barrentas do Rio Solimões, formando o Rio Amazonas, eles correm lado a lado por seis quilômetros sem se misturar. Distinção no entanto, é mais visível pela manhã.  

Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e , ainda à velocidade de suas correntezas: O Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 28°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22°C.

No período do rio cheio que vai de janeiro a julho é a melhor época para fazer um passeio para observar o famoso encontro das águas, ainda é possível observar macacos  pássaros e preguiças. 


domingo, 20 de outubro de 2013

Bem-vindo a Florianópolis

Reconhecida como a capital brasileira com os melhores índices de qualidade de vida, Florianópolis conta com um belo e recortado litoral, duas grandes lagoas, uma natureza rica, além de uma ótima estrutura de serviços para receber seus visitantes. 

Floripa ( como é carinhosamente chamada) é apontada como a melhor cidade de praia do Brasil. E de fato, faz jus ao título. 
São 100 opções de praia, com características diversas, tem para todos os gostos. Vão desde águas mornas e calmas a mar aberto e repleto de ondas. 

PRAIAS DO NORTE: com águas mais tranquilas, onde se destacam: Jurerê, Daniela, Ponta das canas, Canasvieiras, cachoeira do bom Jesus, Lagoinha, Sambaqui e santo antônio de Lisboa. com mar agitado: Praia Brava, Ingleses e santinho. 

Jurerê Internacional 
PRAIAS DO LESTE: Tem como principal característica o mar aberto, mas adequado à prática de esportes náuticos. As principais são Moçambique, Barra da lagoa, Galheta, Praia Mole e Joaquina. 
Praia : moçambique


PRAIAS DO SUL: São as mais bucólicas, com aldeias de pescadores e características bem locais. Aqui estão as praias do Campeche, Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Açores, solidão, saquinho, Ribeirão da Ilha, Caiera da Barra do Sul, Tapera e Naufragados

Campeche

Porém Florianópolis não é só praia, muitos outros atrativos existem na cidade. Como passeio de barco, Mercado Público, Ponte Hercilio Luz, Palácio Cruz e Souza, Igrejas, Fortaleza São José da Ponta Grossa, Fortaleza do Anhatomirim, Fortaleza santo Antônio, além da Lagoa da Conceição




TURISMO, HOTELARIA E RELACIONADOS

TURISTAS: São visitantes que passam pelo menos uma noite no local visitado.
EXCURSIONISTA:  Permanecem menos de 24h no local visitado.


FORMAS E TIPOS DE TURISMOS

INDIVIDUAIS: São viagens realizadas sem a intervenção de uma agencia de viagem, são pessoas que viajam por conta própria. 

GRUPO: São viagens realizadas com a participação de diversas pessoas, contanto com a assistência de uma agencia de viagem. 

ORGANIZADO: São viagens individuais ou em grupos realizados através de uma agencia de viagem. 

CONFORME O MEIO DE TRANSPORTE:  

Aéreo, terrestre, ferroviário, rodoferroviário, marítimo. 

CONFORME A GEOGRAFIA:

Interno, nacional, doméstico, regional e internacional. 

INTERNO: Quando a viagem é feita dentro da fronteira do próprio país. 

REGIONAL: São viagens dentro do estado ou região. 

INTERNACIONAL: São viagens para fora das fronteiras de seu país de origem. 

SETORES ECONÔMICOS ENVOLVIDOS:

Hotéis, pousadas, alimentos, bebidas, diversão, comercio, meios de transporte, saneamento, saúde, energia elétrica, segurança, policiamento, água, meios de comunicação. Oferta natural e oferta artificial.

CLASSES SOCIAIS

ALTA: Eles tem estabilidade financeira, eles elegem livremente data de saída, retorno e ainda aumentam o consumo de serviços mais sofisticados.

MÉDIA: viajam em  periodos de férias e tem gastos moderados e ainda utilizam de pacotes financiados.

TURISMO SOCIAL: É praticado por pessoas de baixa renda as viagens normalmente são financiadas pelas empresas.

CONFORME A FUNÇÃO A SER EXERCIDA: Lazer, negócios, saúde, compras, estudo, ecológico, esportivo, religioso, eventos, aventura, gastronomica.

DEFINIÇÃO DE HOTEL

Estabelecimento comercial de hospedagem que oferecem aposentos mobiliados com banheiro privativo para ocupação eminente temporário, oferecendo serviço completo de alimentação, além dos demais serviços necessários para a hospedagem.
De acordo com a ABIH ( associação brasileira de industrias de hoteis) os requisitos de classificação são: Luxo, decoração, número de apartamento, número de suítes, categorias de restaurantes.

já os tipos de empresas hoteleiras são: hotel ecológico, turismo, executivo, flats, pousadas, motel, albergues, hospedaria, spa.