segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Kiribati X Hawaii

Qual é o primeiro e o último lugar do mundo a comemorar o ano novo? 
Existe um ponto específico na Antártica que é a primeira a receber o novo ano, porém, não é habitado. Em se tratando de Terras habitadas o primeiro lugar é a Ilha de Kiribati, localizada ao noroeste da Austrália. Atualmente o arquipélago de Kiribati corre o risco de desaparecer, devido a subida das águas do oceano pacífico.  
Atualmente  o último lugar a comemorar o ano novo é o Hawai, as duas ilhas não são tão distantes uma da outra, porém a linha imaginária internacional da mudança de data, colocam em posições opostas. 
Até bem pouco tempo, Samoa era o último lugar a comemorar a entrada de ano. O governo local resolveu "pular" um dia do calendário, para ficarem próximos ao fuso de seus principais parceiros comerciais: Austrália e Nova Zelândia.  A mudança ocorreu em 2011, onde não existiu oficialmente o dia 30 de dezembro. 

domingo, 14 de dezembro de 2014

Serra do Rio do Rastro


VOCÊ TERIA CORAGEM ?

A serra do Rio do Rastro localiza-se no estado de Santa Catarina, entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Faz ligação da serra catarinense ao litoral.
A estrada é simplesmente incrível e de tirar o fôlego, muitos ficam com medo de atravessá-la. Mas, calma respeitando o código de trânsito brasileiro não existe motivo para temer, o único temor é não aproveitar a vista que é único. 


Os desertos da Terra

DESERTO DO SAARA 

Deserto do Saara, é  maior deserto do mundo ( há quem considere a Antártica um deserto, nesse caso, ele passa a ser o segundo maior). Localiza-se ao Norte do continente africano, tendo uma área de 9.400.000 km².  E ele se estende pelos seguintes países: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egito, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão e Tunísia. 



DESERTO DA ARÁBIA

É o quinto maior deserto do mundo, porém, é a maior extensão árida da Ásia. O deserto se estende entre a China e Mongólia.  Ao contrário do Saara, Gobi, é um deserto frio, esta 1520 m acima do nível do mar.  No inverno as temperaturas chegam a -5° ( neva inclusive), já no verão os termômetros marcam 50° C.
        O solo de Gobi é composto por rochas, existem ainda cinco regiões ecológicas: as estepes desérticas, Planalto semi-desértica de Alashan, Vale dos lagos de Gobi, Bacia de Dzungarian, Cordilheira Tian Shan. 


DESERTO DE GOBI
É o quinto maior deserto do mundo, porém, é a maior extensão árida da Ásia. O deserto se estende entre a China e Mongólia.  Ao contrário do Saara, Gobi, é um deserto frio, esta 1520 m acima do nível do mar.  No inverno as temperaturas chegam a -5° ( neva inclusive), já no verão os termômetros marcam 50° C.
            O solo de Gobi é composto por rochas, existem ainda cinco regiões ecológicas: as estepes desérticas, Planalto semi-desértica de Alashan, Vale dos lagos de Gobi, Bacia de Dzungarian, Cordilheira Tian Shan.

DESERTO KALAHARI

Localiza-se no sul da África, com 900.000km², abrangendo territórios da Botsuana, Namíbia, África do Sul. A flora da região apresenta árvores como palmeiras e baobás, já a fauna conta com suricatis,hienas e algumas espécies de serpentes.  




GRANDE DESERTO ARENOSO


São 360.000km², localizado no noroeste da Austrália. Praticamente não existem habitantes na região. O grande deserto é arenoso contém grandes dunas.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Koh Phi Phi

Koh Phi PHi é um pequeno arquipélago localizado na Tailândia, são na verdade duas ilhas. Mas, o que a torna especial? Ambas as ilhas têm a forma aproximada de uma maça mordida dos dois lados, com duas baías, uma de costas para a outra.
Águas mansas e cristalinas cercadas por belíssimas falésias de pedra calcária, quem visita o lugar sente-se com uma sensação de isolamento e bem estar. Na hora do pôr-do-sol a visão do lugar fica ainda mais incrível.  





         

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Jericoacoara, ou simplesmente Jeri

Jericoacoara, ou Jeri – como é carinhosamente chamada- está entre as dez praias mais belas do mundo. Porém, toda essa credencial não alterou o ritmo de vida, continua pacato o dia a dia. Um dos motivos é o difícil acesso, só se chega ao local com veículos com tração nas 4 rodas.

Redes e espreguiçadeiras contornam as águas cristalinas da Lagoa Azul. As lagoas são as melhores atrações, a principal é a Jijoca, ela é dividida e duas partes: Lagoa Azul rústica, Lagoa do Paraíso. 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Nos caminhos da Lapa

Monumento ao Tropeiro

O Painel é todo em azulejo e foi projetado pelo artista paranaense Poty Lazzaroto. O monumento está na porta de entrada da cidade histórica da Lapa. A homenagem aos tropeiros que iam de Viamão (RS) até Sorocaba (SP) ressalta a importância da cidade no processo de colonização do Sul do Brasil.  




Casa Vermelha

Essa é a residência mais antiga do município, hoje, a casa vermelha abriga o acervo do Museu do Tropeiro. Construída em 1868, guarda também o artesanato do Clube de Mães e das famílias, onde o visitante pode apreciar obras como escultura em madeira, pinturas, peças de artesanato, além de belas peças de tapeçaria.

Igreja de Santo Antônio

Igreja construída no estilo colonial português, ela foi inaugurada em 1784, que homenageia o padroeiro da Lapa e abriga imagens datadas do século XIX. Dois heróis da Lapa- os coronéis Gomes Carneiro e Cândido Dulcídio, mortos em combate durante o Cerco do município, foram sepultados nela.  




Theatro São João 

            Um dos pontos mais charmosos da cidade, o Theatro São João encanta os visitantes e é considerado um dos motivos de orgulho para a população da cidade. Pois é um dos únicos teatros construídos no estilo neo-clássico italiano no Brasil. Ele foi visitado pelo imperador Dom Pedro II em 1880, o museu faz parte do patrimônio histórico nacional.


  Museu Histórico da Lapa

     O Museu é uma homenagem ao General Gomes Carneiro, grande comandante da resistência ao cerco federalista da Lapa em 1894, que enfrentou os rebeldes sulinos comandados por Gumercindo Saraiva. 





Prefeitura

            O prédio que hoje abriga a prefeitura municipal foi construído em 1890 para funcionar como escola. O Imperador dom Pedro II doou 500 mil réis para a sua construção. Nessa antiga construção, fundou-se o primeiro ginásio da Lapa.




  Memorial Ney Braga

            A casa onde viveu Ney Aminthas de Barros Braga abriga hoje objetos e documentos pessoais deste importante político paranaense. A residência, que sofreu vários ataques durante o cerco da Lapa, foi inaugurado para as comemorações dos 236 anos da Lapa.



Panteon dos Heroes

            Construída em homenagem aos heróis da Lapa. Ao Paraná, seu mais importante monumento cívico. No Panteon dos Heróis estão os restos mortais de grandes personalidades políticas e militares do estado, como os coronéis Aminthas de Barros Braga e Dulcídio Perreira.



Casa Lacerda

    Na revolução federalista de 1894, a casa Lacerda foi o quartel da Segurança Brigada e é hoje o único museu federal da Lapa que preserva sua decoração original. Nela se encontram objetos e móveis que demonstram os costumes e os modos de vida das famílias do século XIX.



Casa de Câmara e Cadeia- Museu de Armas

            Espaço que reúne a memória em guerra com a democracia dos novos tempos, a Casa da Câmara e cadeia abriga hoje a câmara dos vereadores e o Museu de Armas( com peças utilizadas na primeira e na segunda guerra mundiais). Inaugurado em 1868, tornou-se o símbolo da autonomia municipal do Brasil antigo.



 Avenida Manoel Pedro

            A principal avenida da cidade é o antigo caminho das tropas que saíam de Viamão em direção a Sorocaba. Hoje, a avenida Manoel Pedro tornou-se uma importante área de lazer, onde muitos lapeanos praticam caminhadas e outras atividades esportivas e recreativas.




Casa da Memória

            Quem tiver interesse em conhecer mais sobre a história do município da Lapa precisa conhecer a Casa dos Cavalinhos. Conhecida também como Casa dos Cavalos Alados e Casa da Memória, esta construção de 1888 guarda documentos sobre a origem do município e livros da Associação Literária Lapeana, entre outros objetos de grande valor histórico.


Gruta do Monge

            Referência no turismo religioso na história da Lapa, a Gruta do Monge é parada obrigatória para os turistas e visitantes que buscam a cura pela fé. Em 1847, serviu como refúgio para o monge João Maria D’ Agostinis. 

sábado, 22 de novembro de 2014

Vá de ônibus para o exterior

Gosta de viajar, quer ir para o exterior, porém tem medo de andar de avião? Calma, você não é o único a ter esse temor. Saiba que você pode ir de ônibus. Sim, existem linhas que vão para vários países vizinhos ao Brasil. A viajem pode ser mais longa, no entanto, as paisagens são recompensadoras.
Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Peru, Bolívia; escolha o destino, daí é só embarcar em uma das linhas. As saídas são de diversas rodoviárias do país. Não é necessário passaporte, basta apenas um documento com foto atual.

De todas elas Buenos Aires é o destino mais procurado, chega a ter saídas diárias, e dependendo da companhia a viagem pode ser via Foz do Iguaçu, ou via Rio Grande do Sul. Santiago no Chile é outro destino queridinho dos mochileiros, tendo três empresas autorizadas a fazer o trecho. Para os mais aventureiros a viagem de São Paulo a Lima pode guardar boas histórias. São 4 dias de viagem, muitos que se aventuram nessa linha não vão até o final, mas sim até a cidade de Cusco, próximo a Machu Pichu. 

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Um planeta Vários mapas

O mundo mudou bastante, as fronteiras sempre estão se redesenhando. Sempre foi assim, e sempre continuará sendo. Por essa razão que os mapas sempre estão mudando e já mudaram bastante. Veja abaixo alguns exemplos de cartografias de diferentes épocas.


AMÉRICA DO SUL 1546
Mapa elaborado por Pierre Descelliers, apresenta cenas da vida indígena. 


MAPA MUNDI 1497
No mapa: Europa, Ásia e África.


MAPA DO BRASIL 1502
Planisfério com a localização do Brasil, criado em 1502. Este mapa é considerado o primeiro mapa com a localização do Brasil.


MAPA MUNDI 1414
Este mapa publicado em 1414 representa a Europa, Ásia e Norte da África. Observa-se o Mar Mediterrâneo e o Oceano Índico. Este mapa possui o tamanho original de 18x27cm.


MAPA MUNDI ATUAL (2014)

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Futebol: Grandes estádios, gigantes espetáculos

LISTAMOS AQUI ALGUNS DOS MELHORES ESTÁDIOS DE FUTEBOL DO MUNDO


Arena Allianz, Alemanha

Localizado em Munique na Alemanha, pertence ao Bayer de Munique. Sua capacidade é de 70 mil lugares, tem 300 metros de comprimento, 227 de largura e 50 de altura. Foi construído para a Copa do Mundo de 2006.

 Soccer City, África do Sul

É o maior estádio do continente africano, capacidade para 90 mil torcedores, foi construído para o mundial de 2010.

Estádio Nacional de Pequim

Localizado na China, foi construído para os jogos olímpicos de 2008. Ele é conhecido também como o “ninho do pássaro”. Sua capacidade é pra 90 mil espectadores e tem como diferencial sistema de irrigação que reutiliza a água, além de equipamentos com energia solar.

Estádio Azteca, México

Conhecido como “o Colosso de Santa Úrsula”, está localizado na Cidade do México, foi construído na década de 60 para o mundial de 70. O estádio é um dos maiores do mundo com capacidade para mais de 100 mil fanáticos torcedores.

Maracanã, Brasil


Estádio Jornalista Mário Filho conhecido por Maracanã. È o maior estádio do Mundo, foi palco de duas finais de Copa de Mundo:1950 ( Brasil x Uruguai) e 2014 ( Argentina X Alemanha).  

A Beleza das Maldivas


      1190 Ilhas, sol,areia e mar: não existe um lugar tão azul na Terra como as Ilhas Maldivas. Dezenas destas ilhas são inabitadas, as praias são com uma areia muito branca, rodeadas pelo mar azul turquesa. O lugar conta também com uma variedade enorme de vida marinha, para quem gosta de mergulho, surfar esse lugar é  o mais indicado.
          Na capital, Male, a infra-estrutura é boa e tem facilidade para se movimentar entre os atóis: tudo o que o turista precisa.

Mas atenção: com terras baixas, em média apenas 2 metros acima do nível do mar, as Maldivas correm o risco de desaparecer em decorrência da elevação dos oceanos causada pelo aquecimento global. Então, aproveite, pois este belíssimo país tem todos os ingredientes para aqueles que querem curtir uma lua de mel perfeita, muito sossego para descansar ou, simplesmente, viver um romance em um lugar dos sonhos.


Região Metropolitana de São Paulo

Área conhecida também pelo nome de Grande São Paulo, a Região Metropolitana de São Paulo engloba trinta e nove municípios do Estado. Esta região teve seu processo de formação devido a um fenômeno chamado conurbação, que é a junção da malha urbana de duas ou mais cidades. Com a união entre os territórios, a extensão da capital paulista aumenta, dando origem a uma mancha urbana em constante processo de expansão.

Segundo censo realizado recentemente, a região metropolitana de São Paulo apresenta um número de 19.822.572 habitantes. Com isso, a cidade é a 6ª maior em escala mundial, além de estar na quarta colocação no que se refere ao ranking de maiores aglomerações do planeta.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Um paraíso chamado Fiji

Localizado no Pacífico Sul, este arquipélago é rico em praias intocáveis, cavernas, pontos de mergulho e ondas que atraem surfistas de todo o mundo. Várias ilhas que compõe Fiji, a principal é a Viti Levu, onde se localiza a capital, Suva e a cidade de Nadi, é daí que partem barcos para as demais ilhas do país. 






quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Boipeba o descanso mora aqui

Se você procura um lugar que possa repousar com tranqüilidade, sem se preocupar com mais nada, o local ideal para ti é a Ilha de Boipera.

          Localizada na Bahia, tem a vantagem do calor de janeiro a janeiro e com isso as praias se tornam ainda mais inesquecíveis.  Muitas das suas praias são quase desertas e na maré baixa, ganham piscinas naturais cheias de vida marinha. 



Boipeba contempla floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico. Os recifes se estendem pela costa e tornam as praias abrigadas das ondas e correntes. Estes recifes são muitos largos e cortados por canais e poças.
A flora e fauna são ricas de uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Além disso, pode-se constatar a existência de tartarugas marinhas na região, as quais desovam em diversas praias da ilha.
As áreas florestais encontradas na ilha servem como abrigo para diversas espécies da fauna, destacando-se uma grande variedade de aves e colibris, tatus, raposas e répteis entre outros.
Em razão da importância do patrimônio natural e a necessidade de proteção dos ecossistemas das Ilhas de Tinharé e Boipeba, o Governo do Estado da Bahia criou a Área de Proteção Ambiental (APA) das ilhas Tinharé e Boipeba pelo decreto estadual 1.240, de 5 de junho de 1992.


Como não amar Bali

Localizada entre as ilhas de Lombok e Java, na Indonésia, Bali é uma das exceções no país. Lá estão as praias dos sonhos, várias são ideais para o surfe e várias outras para o dolce far niente; a paisagem exótica, que mescla vulcões, arrozais e templos num mesmo cenário; e a população local é muito acolhedora com turistas.

Melhor época: Na Indonésia faz calor o ano todo. Porém, a melhor época é março e abril ( o final da época das chuvas).



Programas imperdíveis: Nesse pedaço do Sul da ilha há lindas praias, como Balagan, Padang, Nusa Dua. Dessas praias é possível ver um pôr do sol inesquecível.