quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Os maiores rios do mundo

Rio Mackenzie

Resultado de imagem para Rio Mackenzie



O Rio Mackenzie nasce no grande lago do Escravo, noroeste do Canadá. Ele possui 4.241 km de extensão e deságua no Mar de Beaufort, Oceano Ártico.

Rio Lena


O Rio Lena nasce nas altas montanhas de Baikal, e percorre quase todo o território da Russia sendo foz de vários rios, até desaguar no Mar de Laptev, Oceano Ártico.

Rio Amur


O Rio Amur é usado como parte da fronteira na divisa entre a Rússia e a China, ele ainda adentra o território Russo até sua foz, no Oceano pacifico.

Rio Congo


Este é o Rio mais profundo do mundo, há lugares que chegam a 230 metros de profundidade. Também possui a segunda maior bacia hidrográfica do mundo, após o Amazonas. Ele foi usado por muitos anos como fronteira entre a Republica Democrática do Congo e a Angola. Sua nascente é resultado da confluência dos rios Lualab e Luapula e tem como foz o oceano atlântico.

Rio Amarelo


Foi nesse rio que a civilização chinesa se iniciou. Suas margens eram férteis, de bom pasto, e retiravam dali importantes minerais. Ele percorre quase todo o território chinês fazendo zig-zag até sua foz no mar de Bohai.

Rio Yangtze


O maior rio da Ásia nasce nos montes Kunlum (Planalto Tibetano), e deságua no mar da China Oriental. É considerado como fronteira natural entre as culturas do norte e sul da China.

Rio Ob


Os Rios Ob e Irtich formam a segunda maior bacia hidrográfica da Ásia. Eles percorrem parte do território Russo até dividirem-se em dois, onde se evidencia que o Irtich é maior que o Ob.

Rio Mississipi


Nascendo no lago Itasca (Minnesota), o Rio Mississipi percorre parte do Estados Unidos até o Golfo do México. Em conjunto com sua afluente, Rio Missouri, formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte e terceira maior do mundo (perdendo apenas para o Amazonas e Congo).

Rio Amazonas


O Rio amazonas é a maior bacia hidrográfica do mundo com cerca de um quinto do fluxo pluvial do planeta. Ele nasce do rio Apurímac (Cordilheira dos Andes) no sul do Peru, e deságua na outra extremidade do continente, no oceano Atlântico.

Rio Nilo


O maior rio do mundo nasce no rio Rukararana (Floresta Nyungwe em Ruanda), e percorre outros 9 países (Uganda, Tanzânia, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito) até desaguar no Mar Mediterrâneo.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Santa Lúcia


Localização: Leste do mar do Caribe  
Nome Oficial: Santa Lúcia
Área:  622 km².
Capital: Castries
Nacionalidade: Santa-lecense
Idioma: Inglês,  Francês
Cidades Principais:  Castries, Dennery, Canaries.
População:  172.189 habitantes
Clima: Tropical
Governo:  Monarquia parlamentarista
Divisão administrativa:  11 quadras
Religiões:  Cristianismo 95,9% (católicos 77,9%, protestantes 18%), sem religião e ateísmo 0,4%, outras 3,7%
Taxa de analfabetismo:  10%
Densidade demográfica: 276,8 hab/km²
Taxa média anual de crescimento populacional: 1%
População residente em área urbana:  28%
População residente em área rural:  72%
Domicílios com acesso a água potável: 98%
Composição Étnica: Afro-americanos 90,5%, eurafricanos 5,5%, indianos 3,2%, europeus meridionais 0,8%
Esperança de vida ao nascer: 75
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):  0,821
Moeda:  Dólar do Caribe  
Produto Interno Bruto (PIB): UU$ 16 bilhões
PIB per capita:  UU$ 5810
Principais atividades econômicas: agricultura (banana e cacau, principalmente), turismo, pesca e mineração.
Relações exteriores: Banco Mundial, Caricom, Comunidade Britânica, FMI, OEA, OMC, ONU.


HISTÓRIA DE SANTA LÚCIA

Os primeiros habitantes de Santa Lúcia, pacíficos índios aruaques, foram expulsos por belicosos caribes antes da chegada dos europeus. A ilha foi descoberta em 13 de dezembro de 1502 por Cristóvão Colombo,  deu-lhe o nome de Santa Lúcia em homenagem à santa do dia. Ingleses e franceses tentaram sem êxito apoderar-se de Santa Lúcia no século XVII, mas foram expulsos pelos caribes. Em 1650, colonos franceses se instalaram na ilha. A partir de 1664, Santa Lúcia mudou de mãos várias vezes durante as guerras entre a Grã-Bretanha e a França. Em 1814, o Tratado de Paris estabeleceu finalmente a soberania britânica. A escravidão foi abolida em 1836.

A primeira constituição de 1924, estabeleceu um governo representativo. Entre 1958 e 1962, Santa Lúcia integrou a Federação das Índias Ocidentais e alcançou a independência completa em 1967, como estado associado ao Reino Unido. Em 22 de fevereiro de 1979, tornou-se independente, integrado à Comunidade Britânica de Nações.

As eleições de 1979 foram vencidas pelo Partido Trabalhista de Santa Lúcia , que indicou Allan Louisy primeiro-ministro. John Compton, do conservador Partido dos Trabalhadores Unidos (UWP), foi o primeiro-ministro entre 1982 a 1998. Ele enfrentou, a partir de 1993, protestos contra o corte dos benefícios na exportação de banana para a União Europeia. Em 1996 foi substituído por Vaughan Lewis, também do UWP. Nas eleições de 1997, o SLP saiu vitorioso e indicou para primeiro-ministro Kenny Anthony, reeleito em 2001.

Em 1999, os plantadores de banana de Santa Lúcia ameaçam substituir o plantio da fruta pelo da maconha caso não recuperassem o mercado europeu, perdido por denúncias feitas pelos norte-americanos à Organização Mundial do Comércio (OMC) de que as ex-colônias europeias do Caribe recebiam subsídios irregulares da UE. Desde 2000, o país é considerado paraíso fiscal, mas se comprometeu com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a adotar práticas de transparência financeira.

Em 2006, os Estados Unidos aboliram as tarifas impostas às importações de banana de Santa Lúcia, que vigorava desde 1999. Nas eleições de 2006, o UWP conquistou 11 das 17 cadeiras, e John Compton tornou-se primeiro ministro. Ele morreu em 2007, e Stephenson King, também do UWP, assumiu o cargo.

Na rodada de negociações da OMC, em julho de 2008, a União Europeia cancelou um acordo que reduziria as tarifas impostas sobre suas importações de banana, do qual Santa Lúcia seria grande favorecida. Em reação à crise econômica mundial, o governo incluiu no orçamento de 2009 benefícios fiscais para a população de baixa renda, com a ajuda de empréstimo da União Europeia e de Taiwan, que intensificaram laços comerciais com a ilha. No início de 2009, o governo anunciou a intenção de reintroduzir a pena de morte, por causa do crescente número de assassinatos. 

TURISMO O QUE FAZER EM SANTA LÚCIA

 Os Pitons são dois picos vulcânicos no sudoeste da ilha de Santa Lúcia, uma das Pequenas Antilhas das Caraíbas, que foram incluídos numa área de conservação multiuso para proteger, não só a floresta que os cobre e que, para além da beleza visual, tem grande importância ecológica, mas também a área marinha próxima, com recifes de coral muito saudáveis. Esta área de conservação foi recentemente (2004) declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.



Vigie Beach está localizado a 2 km ao norte de Castries, Santa Lúcia. É uma praia de areia branca protegida.

ImageAs quedas do diamante são consistentemente descrito como uma das maravilhas naturais de Santa Lucia. Diamante  Botanical Gardens  é um refúgio atraente, sedutor e pacífico. Aprecie a beleza e o calor dos trópicos, enquanto anda  através da vegetação exuberante e fértil maravilhando-se com a grande variedade de flores tropicais e plantas. Tem ainda uma cachoeira de tirar o fôlego, nascentes de água mineral quente flora e fauna abundante.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Mendoza

Resultado de imagem para mendoza argentinaConsiderada a capital do vinho da América do Sul, a cidade argentina de Mendoza está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes. A região possui uma população de 1,6 milhão de habitantes e abriga cerca de 1200 vinícolas. A maioria abre as portas para os turistas conhecerem o processo de produção.

Mendoza não é só vinho, quem gosta de apreciar a natureza e fazer atividades ao ar livre encontra ali cenários deslumbrantes, com lagos, rios, montanhas, trechos de desertos e vales. A mais famosa atração natural da província é o pico do Aconcágua, conhecido como “ Teto das Américas”. Tem 7000 metros de altura, é a maior montanha fora da Ásia.

natureza também é muito preservada no centro da cidade, encontramos, por exemplo, o Parque General San Martin. Essas belezas naturais convivem harmonicamente com as atrações cosmopolitanas.


A gastronomia é outro importante destaque, oferece muitos restaurantes com uma grande variedade culinária. Muitos pratos são servidos acompanhados dos vinhos produzidos na região.