domingo, 28 de abril de 2013

Pinhão a marca de um estado

Você já viu pinhão? já comeu ? Ou pelo menos tem uma ideia do que seja? O Pinhão é uma semente típica do Sul do Brasil, mas precisamente do Paraná. Ela é muito apreciada  entre o outono e o inverno.
 
Ela é tão popular na região que chega a nomear diversas localidades, inclusive a capital do estado que em tupi significa muito pinhão.
 
Um fato triste é que a árvore do pinhão, a araucária, está ameaçada de extinção. Antigamente elas cobriam quase que a totalidade do estado, hoje não chega a 1%. Um motivo para isso é que a madeira é muito valorizada, felizmente existem leis que coíbem o corte.
 
A Gralha azul tem um papel importante também, ela ao pegar o pinhão acabava "escondendo" na terra, com isso a semente germinava e nascia outro pinheiro.
 
Para você que quer experimentar essa iguaria não deixe de visitar o estado nos meses de inverno. VALE A PENA!

sábado, 27 de abril de 2013

O lugar mais perigoso da Terra


Você tem ideia onde fica o lugar mais perigoso da Terra para se visitar? No Brasil, não é piada não, o lugar mais perigoso é no Brasil. E nada tem a ver com a violência das grandes cidades ou da falta de estrutura turística de muitos lugares, o motivo é outro. O Local é a Ilha da Queimada Grande no litoral sul de São Paulo.  
 
Mas por que o lugar é o "top one". A razão é muito simples: cobras, isso mesmo, cobras, o local tem em média 9 delas por metro quadrado, cobras que só existem lá e com um veneno capaz de matar em pouco tempo, o veneno é mais poderoso do que 5 jararacas. não existe morador na ilha, inclusive só se entra nela com autorização da marinha.
 
Fora isso o local é lindo, é as águas próximas são cristalinas o que é um chamariz para quem gosta de mergulhar e pescar. É bom que se diga que não existe praia na ilha.

E antes que alguém pergunte, a ilha continuará habitada somente por elas e nenhuma empresa de turismo organizará expedição ao local, para quem seja corajoso e quer conhecer lá precisará ir sozinho e claro arcar com as consequências dessa imprudência.


 
 
 
 

sábado, 20 de abril de 2013

Parque Estadual das Lauráceas


Criado em julho de 1979 com o objetivo de proteger um ambiente ainda pouco alterado pela presença humana, no qual se encontram áreas com florestas primárias - que nunca foram cortadas, onde se destacam áreas árvores de grande porte que algumas vezes superam 35 m de altura, e pertencem principalmente a família das Lauráceas (Canelas).

Possui 29.086 hectares, sendo o maior parque estadual do Paraná, localizado entre os municípios de Tunas do Paraná e Adrianópolis no vale
 
do Ribeira (divisa com São Paulo) a 120 km de Curitiba, região de difícil acesso.

Apresenta uma vegetação de transição entre a Floresta Atlântica e a Floresta de Araucária, o que lhe garante uma grande variedade de espécies da fauna e flora, como: bromélias, orquídeas, canelas, entre outras.

Com relação à fauna, destacam-se algumas espécies como o papagaio do peito roxo a jacutinga, e uma grande variedade de mamíferos, como antas, felinos, lebres e veados.

Fronteiras o que é hoje não foi ontem nem será amanhã

O mundo vive em transformação, a geografia da Terra sempre mudou e sempre continuará mudando, em curto espaço de tempo nações deixam de existir e outras "nascem". Abaixo exibo um anime do inicio da década de 90, perceba o quanto esta desatualizado e tudo em um período muito curto de tempo.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Somos apenas um grão de areia

O planeta Terra é grande? Comparando com outros astros do universo somos muito pequeno, não somos grandes nem dentro da Via Láctea quem dirá do universo. Na nossa galáxia o Sol é o maior corpo, no entanto, ele também é pequeno. O maior astro já descoberto é 1 bilhão de vezes maior que o nosso sol.  


Acompanhe estes dois vídeos descrevendo a imensidão do universo.


 
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

1° vez em Floripa

 
 


Ponte Hercílio Luz, Lagoa da Conceição, praias. Isso vem à mente de um turista em sua primeira visita a Ilha da Magia. A capital catarinense é espetacular, as praias estão entre as mais belas do país e esses quesitos são fundamentais para um turista optar por esse destino.
A primeira vez em qualquer lugar sempre é especial, Floripa não é diferente. No começo o turista fica perdido na questão Ilha ou continente tendo a impressão que tudo é uma coisa só. E de fato para quem está pela primeira vez é uma coisa só: Uma beleza que só vendo.
O ponto forte são as praias e praia para todos os gostos, desse as mais badaladas como Joaquina a    mais desertas como naufragados.
O point da cidade é no verão, o número de pessoas na cidade triplica, mas, não é isso que impede de conhecer a cidade, quem vai uma vez volta outras vezes.
A quem diga que o custo de vida é alto, sim, é verdade, no entanto, há opções para todos os bolsos e todos os estilos de hospedagens. Sendo assim grana não é desculpa para não ir até Florianópolis. Conheça a Ilha da Magia a bela capital catarinense, apaixone-se, torne-se um barriga verde.

domingo, 14 de abril de 2013

Macapá divisa de hemisférios


Macapá, capital do Amapá. Talvez o mais desconhecido estado, o único sem ligação por estrada entre outros estados. A capital tem aproximadamente 450 mil habitantes com crescimento constante. Macapá  ainda não desperta grandes atenções do turista, apesar de ser uma bela cidade ela está longe das grandes rotas turísticas.
 
 
Porém o município tem uma característica única, uma "curiosidade" que levam mochileiros até lá. Por um acaso já sabe o que é? Simplesmente estar nos dois hemisférios ao mesmo tempo. E isso é possível, pois a linha do equador corta a cidade, sendo assim é possível colocar um pé no norte e o outro no sul. Muitas fotos são tiradas dessa forma.  O marco zero como é conhecido atrai pessoas justamente para registrar essa rara oportunidade, estar tanto no sul como no norte ao mesmo tempo.




 
 
 
 
 
 
 
 

Como chegar? O único jeito de chegar é por via aérea ou marítima. Existem voos diários até a cidade. Pode ser difícil chegar, mas vale, vale cada momento.

O que mais fazer na cidade?


FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ




 Quem vai até o local pode observer  esta fortificação militar, tombada em 1950, como Patrimônio Histórico Nacional. Lá dentroo visitante  faz uma viagem no tempo do Brasil colônia, seja pelo seu incrível estado de conservação ou pelas curiosidades que aguçam o imaginário humano. Localizada no centro da cidade e as margens do rio amazonas.
 
 
PARQUE DO FORTE
 
 
 
Um complexo turístico histórico, localizado na chamada frente da cidade que envolve a área externa da Fortaleza de São José. Lugar ideal para caminhadas e piquenique. Oferece variadas opções de lazer para toda a família com possibilidade de apreciar a vista do rio Amazonas nos decks panorâmicos ao longo do percurso.


CENTRO DE CULTURA NEGRA
 
 



É um centro de valorização da cultura negra do Amapá, composto de um Anfiteatro para atividades culturais e o Museu do Negro. Marcado por receber das mais importantes manifestações culturais do Estado, o Encontro dos Tambores, que envolve apresentações artísticas e culturais.
 

 

TEATRO DAS BACABEIRAS
 
 


Com uma beleza arquitetônica moderna, possuindo em seu ambiente 703 poltronas, sala de dança, imagem e som, camarins individuais e coletivos, projetores de filmes, tela panorâmica e um palco moderno. É onde se pode demonstrar algumas das manifestações artísticas e culturais do Estado do Amapá.
 
 
MUSEU SACACA
 
 
 
Quem visita este museu tem a oportunidade de conhecer o jeito de viver dos povos tradicionais da Amazônia. O local reproduz em detalhes o dia a dia dos indígenas, ribeirinhos e castanheiros.