domingo, 16 de junho de 2013

Canal do Panamá o encontro dos oceanos

O objetivo do homem sempre foi a diminuição das fronteiras, navegar por oceanos nunca foi fácil e os destinos sempre longos. Ir para a Ásia passando pelo atlântico é uma aventura. Se não fosse o canal do Panamá a viagem seria mais longa e perigosa. 

A ideia da construção do canal é antigo, já se pensava nisso lá no século XVI, porém a construção só começou no século XX e só no ano 2000 que passou a ser administrado pelo governo do Panamá. 

O canal tem 82 Km de extensão, 152 m de largura, 26 m de profundidade e três eclusas duplas. Sua travessia dela de 16 q 20 horas.

Travessia do Canal do Panamá 


A travessia do Canal do Panamá é feita por três comportas. Onde a água funciona como um elevador. Vindo do Atlântico, por exemplo, o navio entre na comporta, com a água no mesmo nível do oceano. Os portões são fechados e as válvulas de enchimento abertas.
A água entra através de poços do piso, elevando o navio 26 metros, até o nível do Lago de Gatun. As válvulas são fechadas e os portões superiores abertos.
O navio sai da comporta para o lago. E segue para as outras comportas, onde acontece o processo inverso de descida até o nível do oceano Pacífico.


sábado, 15 de junho de 2013

De Nova Yorke a Londres de trem



Não, você não leu errado. Isso mesmo existe projetos para se fazer um túnel ligando essas duas cidades. Um túnel submerso por debaixo do Atlântico, com um pouco mais de 5 mil quilômetros de extensão. Se concretizado será a maior projeto de engenharia já feito pelo homem.

A ideia vai além, a viagem levaria apenas 1 hora a velocidade média seria de  8000 km/h. Já imaginou morar na América e trabalhar na Europa.

 Mas, não será tão simples, fácil e barato de realizar esse sonho. Começando a construção imediatamente a primeira viagem aconteceria em 2099. Isso mesmo quase 100 anos para a conclusão ( avise seus netos). E o custo da obra é estimado em U$ 12 trilhões, o que daria U$ 6 bilhões por quilometro.

No entanto, as limitadas janelas climáticas, as grandes distancias que seriam atravessadas para levar os materiais, dificuldades de construção e os custos astronômicos tornam essa ideia inviável para não falar impossível. A quem diga que coisas incomuns hoje em dia eram consideradas inconcebíveis no passado. Porém, descobrir um continente, construir muralhas, pirâmides, pisar na lua não é nem de longe ousado como fazer um túnel no atlântico.

ESPECIAL: Copa das Confederações


 



 

Entre os dias 15 e 30 de junho o Brasil será sede da nona edição da Copa das Confederações. O torneio é organizado pela Fifa e reune os campeões continentais: México ( Concacaf), Uruguai ( Conmebol), Japão ( AFC), Italía ( UEFA), Taiti ( OFC), Nigéria (CAF ) Espanha ( Campeã do mundo), Brasil ( dona da casa).

A competição é preparatória para a Copa do Mundo 2014, para o evento preparatório as cidades sedes serão: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro.



BRASÍLIA:  Capital do Brasil, região Centro Oeste. A cidade será palco da abertura da competição: Brasil X Japão. Estádio: Mané Garrincha. 

BELO HORIZONTE: Capital  de Minas Gerais, região Sudeste. A população da cidade é de aproximadamente 2,5 milhões. Estádio Mineirão. 

RIO DE JANEIRO: Palco da final do torneio, cidade mundialmente conhecida por suas belezas naturais.Estádio: Maracanã. 

SALVADOR: Região nordeste, foi a primeira capital do Brasil. Estádio: Fonte Nova. 

RECIFE: Região nordeste, estádio: Arena Pernanbuco. 

FORTALEZA: Região nordeste, estádio: Castelão.