domingo, 16 de junho de 2013

Canal do Panamá o encontro dos oceanos

O objetivo do homem sempre foi a diminuição das fronteiras, navegar por oceanos nunca foi fácil e os destinos sempre longos. Ir para a Ásia passando pelo atlântico é uma aventura. Se não fosse o canal do Panamá a viagem seria mais longa e perigosa. 

A ideia da construção do canal é antigo, já se pensava nisso lá no século XVI, porém a construção só começou no século XX e só no ano 2000 que passou a ser administrado pelo governo do Panamá. 

O canal tem 82 Km de extensão, 152 m de largura, 26 m de profundidade e três eclusas duplas. Sua travessia dela de 16 q 20 horas.

Travessia do Canal do Panamá 


A travessia do Canal do Panamá é feita por três comportas. Onde a água funciona como um elevador. Vindo do Atlântico, por exemplo, o navio entre na comporta, com a água no mesmo nível do oceano. Os portões são fechados e as válvulas de enchimento abertas.
A água entra através de poços do piso, elevando o navio 26 metros, até o nível do Lago de Gatun. As válvulas são fechadas e os portões superiores abertos.
O navio sai da comporta para o lago. E segue para as outras comportas, onde acontece o processo inverso de descida até o nível do oceano Pacífico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário