domingo, 17 de novembro de 2013

Bem vindo aos Campos de Tulipas

A Holanda surpreende em todos os sentidos, o país é um charme com diversos atrativos e um deles é os Campos de tulipas, bem próximo a Amsterdã. As cores dos bulbos de tulipa em flor são cenário típico da primavera da Holanda. Vale a pena ver os tons de vermelho, rosa, amarelo ou melhor, vale sentir.






Do final de março até meados de maio, as flores dos campos florescem. Dessa forma, a melhor época para se visitar é na segunda quinzena de abril. 

No final de março começa a estação do croco. Os narcisos e primeiras tulipas vêm em seguida, logo no inicio de abril. A partir daí, os narcisos e jacintos florescem. E finalmente em meados de abril até a primeira semana de maio, as tulipas exibem suas cores gloriosas.


Pedale entre as tulipas

Uma das melhores maneiras de apreciar o passeio é pedalando. Enquanto admira a vista, você segue as rotas através dos campos, indo da cidade histórica de Leiden até a cidade de Haalem. 

Keukenhof é uma experiencia inesquecível para pessoas de todas as idades. O parque histórico, com mais de 2700 árvores cobre uma área de 32 hectares cheia de tulipas, jacintos, narcisos e todos os demais bulbos da primavera.As exibições de flores no parque e os shows nos vários pavilhões são uma festa para os olhos. 



sábado, 16 de novembro de 2013

Conheça o Túnel do amor

Sim, ele existe e fica na Ucrânia. O túnel é lindo e nos faz imaginar que estamos dentro de um sonho. O local foi construído nas florestas ucranianas, próximo a cidade de Kleven. Ela foi construída para ser uma passagem de trem particular, porém, hoje não é mais utilizada para esse fim. Daí a natureza criou uma espécie de dossel para transformá-lo em algo como um túnel de vegetação. 
Constantemente tem sido descrito como um dos lugares mais românticos do mundo. Atualmente, tornou-se um lugar de visita obrigatória para os turistas que viajam para a região. E especialmente casais apaixonados, descrevem o lugar como um cenário de contos de fada.

O Misterioso Lago Hillier

O que tem de misterioso neste lago? O que você diria se deparasse com um lago rosa? No ato diria que ele é poluído? Muitos diriam, mas, a cor da água é essa mesma: cor de rosa.
O lago está localizado na Middle Island, Austrália. 


Ainda não existe explicação cientifica para tal fato, o que é mais aceito pelos cientistas é que no local envolve uma baixa concentração e nutrientes e diferentes tipos de algas e bactérias. Outra teoria bastante debatida é que a coloração pode ser resultado da reação da água salgada com um depósito de bicarbonato de sódio na região ou bactérias halófilas vermelhas nas crostas de sal. 


domingo, 10 de novembro de 2013

Geleira Perito Moreno

A Geleira Perito Moreno localiza-se no sul da Argentina, e é uma das geleiras mais conhecidas do mundo. Além disso, é patrimônio da humanidade. 

A Beleza dessa geleira é de tirar o fôlego, principalmente com o estouro que geram os blocos de gelo ao cair na água. Esse paraíso cercado por bosques e montanhas atrai turistas do mundo inteiro, e é um dos lugares mais visitados da argentina.


Quando você for visitá-lo , poderá aproximar-se entre 300 a 400 metros das línguas glaciárias. Mas além da distância dá para escultar o rugir da terra. 



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Manaus: O Encontro das águas

Vai a Manaus? Então, não tem como não ir conhecer o encontro das águas. Apenas dez quilômetros da cidade, as águas do Rio Negro encontram as barrentas do Rio Solimões, formando o Rio Amazonas, eles correm lado a lado por seis quilômetros sem se misturar. Distinção no entanto, é mais visível pela manhã.  

Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e , ainda à velocidade de suas correntezas: O Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 28°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22°C.

No período do rio cheio que vai de janeiro a julho é a melhor época para fazer um passeio para observar o famoso encontro das águas, ainda é possível observar macacos  pássaros e preguiças. 


domingo, 20 de outubro de 2013

Bem-vindo a Florianópolis

Reconhecida como a capital brasileira com os melhores índices de qualidade de vida, Florianópolis conta com um belo e recortado litoral, duas grandes lagoas, uma natureza rica, além de uma ótima estrutura de serviços para receber seus visitantes. 

Floripa ( como é carinhosamente chamada) é apontada como a melhor cidade de praia do Brasil. E de fato, faz jus ao título. 
São 100 opções de praia, com características diversas, tem para todos os gostos. Vão desde águas mornas e calmas a mar aberto e repleto de ondas. 

PRAIAS DO NORTE: com águas mais tranquilas, onde se destacam: Jurerê, Daniela, Ponta das canas, Canasvieiras, cachoeira do bom Jesus, Lagoinha, Sambaqui e santo antônio de Lisboa. com mar agitado: Praia Brava, Ingleses e santinho. 

Jurerê Internacional 
PRAIAS DO LESTE: Tem como principal característica o mar aberto, mas adequado à prática de esportes náuticos. As principais são Moçambique, Barra da lagoa, Galheta, Praia Mole e Joaquina. 
Praia : moçambique


PRAIAS DO SUL: São as mais bucólicas, com aldeias de pescadores e características bem locais. Aqui estão as praias do Campeche, Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Açores, solidão, saquinho, Ribeirão da Ilha, Caiera da Barra do Sul, Tapera e Naufragados

Campeche

Porém Florianópolis não é só praia, muitos outros atrativos existem na cidade. Como passeio de barco, Mercado Público, Ponte Hercilio Luz, Palácio Cruz e Souza, Igrejas, Fortaleza São José da Ponta Grossa, Fortaleza do Anhatomirim, Fortaleza santo Antônio, além da Lagoa da Conceição




TURISMO, HOTELARIA E RELACIONADOS

TURISTAS: São visitantes que passam pelo menos uma noite no local visitado.
EXCURSIONISTA:  Permanecem menos de 24h no local visitado.


FORMAS E TIPOS DE TURISMOS

INDIVIDUAIS: São viagens realizadas sem a intervenção de uma agencia de viagem, são pessoas que viajam por conta própria. 

GRUPO: São viagens realizadas com a participação de diversas pessoas, contanto com a assistência de uma agencia de viagem. 

ORGANIZADO: São viagens individuais ou em grupos realizados através de uma agencia de viagem. 

CONFORME O MEIO DE TRANSPORTE:  

Aéreo, terrestre, ferroviário, rodoferroviário, marítimo. 

CONFORME A GEOGRAFIA:

Interno, nacional, doméstico, regional e internacional. 

INTERNO: Quando a viagem é feita dentro da fronteira do próprio país. 

REGIONAL: São viagens dentro do estado ou região. 

INTERNACIONAL: São viagens para fora das fronteiras de seu país de origem. 

SETORES ECONÔMICOS ENVOLVIDOS:

Hotéis, pousadas, alimentos, bebidas, diversão, comercio, meios de transporte, saneamento, saúde, energia elétrica, segurança, policiamento, água, meios de comunicação. Oferta natural e oferta artificial.

CLASSES SOCIAIS

ALTA: Eles tem estabilidade financeira, eles elegem livremente data de saída, retorno e ainda aumentam o consumo de serviços mais sofisticados.

MÉDIA: viajam em  periodos de férias e tem gastos moderados e ainda utilizam de pacotes financiados.

TURISMO SOCIAL: É praticado por pessoas de baixa renda as viagens normalmente são financiadas pelas empresas.

CONFORME A FUNÇÃO A SER EXERCIDA: Lazer, negócios, saúde, compras, estudo, ecológico, esportivo, religioso, eventos, aventura, gastronomica.

DEFINIÇÃO DE HOTEL

Estabelecimento comercial de hospedagem que oferecem aposentos mobiliados com banheiro privativo para ocupação eminente temporário, oferecendo serviço completo de alimentação, além dos demais serviços necessários para a hospedagem.
De acordo com a ABIH ( associação brasileira de industrias de hoteis) os requisitos de classificação são: Luxo, decoração, número de apartamento, número de suítes, categorias de restaurantes.

já os tipos de empresas hoteleiras são: hotel ecológico, turismo, executivo, flats, pousadas, motel, albergues, hospedaria, spa. 

domingo, 4 de agosto de 2013

Vamos à Marte ?


Toda criança tem um sonho de viajar pelo espaço, conhecendo os mais distantes locais do universo. Para elas pegar carona em uma cauda de cometa é simples. E quem não gostaria?
Atualmente existe uma empresa holandesa tentando essa ousadia; na verdade, não em uma cauda de cometa, mas, sim em um foguete.

 A ideia é levar humanos para povoar Marte e transformar tudo em um grande reality show. Os "premiados" com essa aventura teriam que fazer uma viagem sem volta, ou seja, morreriam lá. Parece assustador? Para alguns sim, no entanto, voluntários de diversos países já se inscreveram para fazer a viagem sem volta e ter a chance de eternizar o nome na história como os pioneiros do espaço. 

Mars one ( nome da empresa que quer levar humanos para o espaço) está bem animada e acredita que será possível fazer uma colonia humana até 2022. Para eles da empresa não é nada impossível e só não aconteceu ainda devido os grandes custos. 

Marte esta dentro do que os cientistas chamam de zona habitável, porém, as condições são bem distintas aos da Terra. As temperaturas chegam aos -100°, baixa pressão atmosférica, tempestades de vento de até 500 quilômetros por hora, sem falar de radiações ultravioleta de intensidade altíssima.  

Mesmo com todas essas condições adversas existem pessoas dispostas a abandonar a Terra natal e conhecer os vizinhos. Para quem topar essa experiencia viajará cerca de seis meses até desembarcar na nova casa. Viagem suicida? provável, mas de que forma se pensava no passado em relação aos marinheiros? Não era suicídio também? Como seria o mundo se jamais o povo da Europa tivesse descobrido outros continentes? O que parece loucura hoje, amanhã se encontra motivos aos quais hoje nos parece loucura. 
Nada contra para que quer ser os navegadores do século XXI, mas, a Terra é o lugar mais lindo do universo, viagem para o espaço só quando for seguro e for ida e volta. Enquanto esse dia não chega vamos deixar esses aventureiros abrir caminho para que um dia isso aconteça.

domingo, 16 de junho de 2013

Canal do Panamá o encontro dos oceanos

O objetivo do homem sempre foi a diminuição das fronteiras, navegar por oceanos nunca foi fácil e os destinos sempre longos. Ir para a Ásia passando pelo atlântico é uma aventura. Se não fosse o canal do Panamá a viagem seria mais longa e perigosa. 

A ideia da construção do canal é antigo, já se pensava nisso lá no século XVI, porém a construção só começou no século XX e só no ano 2000 que passou a ser administrado pelo governo do Panamá. 

O canal tem 82 Km de extensão, 152 m de largura, 26 m de profundidade e três eclusas duplas. Sua travessia dela de 16 q 20 horas.

Travessia do Canal do Panamá 


A travessia do Canal do Panamá é feita por três comportas. Onde a água funciona como um elevador. Vindo do Atlântico, por exemplo, o navio entre na comporta, com a água no mesmo nível do oceano. Os portões são fechados e as válvulas de enchimento abertas.
A água entra através de poços do piso, elevando o navio 26 metros, até o nível do Lago de Gatun. As válvulas são fechadas e os portões superiores abertos.
O navio sai da comporta para o lago. E segue para as outras comportas, onde acontece o processo inverso de descida até o nível do oceano Pacífico.


sábado, 15 de junho de 2013

De Nova Yorke a Londres de trem



Não, você não leu errado. Isso mesmo existe projetos para se fazer um túnel ligando essas duas cidades. Um túnel submerso por debaixo do Atlântico, com um pouco mais de 5 mil quilômetros de extensão. Se concretizado será a maior projeto de engenharia já feito pelo homem.

A ideia vai além, a viagem levaria apenas 1 hora a velocidade média seria de  8000 km/h. Já imaginou morar na América e trabalhar na Europa.

 Mas, não será tão simples, fácil e barato de realizar esse sonho. Começando a construção imediatamente a primeira viagem aconteceria em 2099. Isso mesmo quase 100 anos para a conclusão ( avise seus netos). E o custo da obra é estimado em U$ 12 trilhões, o que daria U$ 6 bilhões por quilometro.

No entanto, as limitadas janelas climáticas, as grandes distancias que seriam atravessadas para levar os materiais, dificuldades de construção e os custos astronômicos tornam essa ideia inviável para não falar impossível. A quem diga que coisas incomuns hoje em dia eram consideradas inconcebíveis no passado. Porém, descobrir um continente, construir muralhas, pirâmides, pisar na lua não é nem de longe ousado como fazer um túnel no atlântico.

ESPECIAL: Copa das Confederações


 



 

Entre os dias 15 e 30 de junho o Brasil será sede da nona edição da Copa das Confederações. O torneio é organizado pela Fifa e reune os campeões continentais: México ( Concacaf), Uruguai ( Conmebol), Japão ( AFC), Italía ( UEFA), Taiti ( OFC), Nigéria (CAF ) Espanha ( Campeã do mundo), Brasil ( dona da casa).

A competição é preparatória para a Copa do Mundo 2014, para o evento preparatório as cidades sedes serão: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro.



BRASÍLIA:  Capital do Brasil, região Centro Oeste. A cidade será palco da abertura da competição: Brasil X Japão. Estádio: Mané Garrincha. 

BELO HORIZONTE: Capital  de Minas Gerais, região Sudeste. A população da cidade é de aproximadamente 2,5 milhões. Estádio Mineirão. 

RIO DE JANEIRO: Palco da final do torneio, cidade mundialmente conhecida por suas belezas naturais.Estádio: Maracanã. 

SALVADOR: Região nordeste, foi a primeira capital do Brasil. Estádio: Fonte Nova. 

RECIFE: Região nordeste, estádio: Arena Pernanbuco. 

FORTALEZA: Região nordeste, estádio: Castelão. 


domingo, 28 de abril de 2013

Pinhão a marca de um estado

Você já viu pinhão? já comeu ? Ou pelo menos tem uma ideia do que seja? O Pinhão é uma semente típica do Sul do Brasil, mas precisamente do Paraná. Ela é muito apreciada  entre o outono e o inverno.
 
Ela é tão popular na região que chega a nomear diversas localidades, inclusive a capital do estado que em tupi significa muito pinhão.
 
Um fato triste é que a árvore do pinhão, a araucária, está ameaçada de extinção. Antigamente elas cobriam quase que a totalidade do estado, hoje não chega a 1%. Um motivo para isso é que a madeira é muito valorizada, felizmente existem leis que coíbem o corte.
 
A Gralha azul tem um papel importante também, ela ao pegar o pinhão acabava "escondendo" na terra, com isso a semente germinava e nascia outro pinheiro.
 
Para você que quer experimentar essa iguaria não deixe de visitar o estado nos meses de inverno. VALE A PENA!

sábado, 27 de abril de 2013

O lugar mais perigoso da Terra


Você tem ideia onde fica o lugar mais perigoso da Terra para se visitar? No Brasil, não é piada não, o lugar mais perigoso é no Brasil. E nada tem a ver com a violência das grandes cidades ou da falta de estrutura turística de muitos lugares, o motivo é outro. O Local é a Ilha da Queimada Grande no litoral sul de São Paulo.  
 
Mas por que o lugar é o "top one". A razão é muito simples: cobras, isso mesmo, cobras, o local tem em média 9 delas por metro quadrado, cobras que só existem lá e com um veneno capaz de matar em pouco tempo, o veneno é mais poderoso do que 5 jararacas. não existe morador na ilha, inclusive só se entra nela com autorização da marinha.
 
Fora isso o local é lindo, é as águas próximas são cristalinas o que é um chamariz para quem gosta de mergulhar e pescar. É bom que se diga que não existe praia na ilha.

E antes que alguém pergunte, a ilha continuará habitada somente por elas e nenhuma empresa de turismo organizará expedição ao local, para quem seja corajoso e quer conhecer lá precisará ir sozinho e claro arcar com as consequências dessa imprudência.


 
 
 
 

sábado, 20 de abril de 2013

Parque Estadual das Lauráceas


Criado em julho de 1979 com o objetivo de proteger um ambiente ainda pouco alterado pela presença humana, no qual se encontram áreas com florestas primárias - que nunca foram cortadas, onde se destacam áreas árvores de grande porte que algumas vezes superam 35 m de altura, e pertencem principalmente a família das Lauráceas (Canelas).

Possui 29.086 hectares, sendo o maior parque estadual do Paraná, localizado entre os municípios de Tunas do Paraná e Adrianópolis no vale
 
do Ribeira (divisa com São Paulo) a 120 km de Curitiba, região de difícil acesso.

Apresenta uma vegetação de transição entre a Floresta Atlântica e a Floresta de Araucária, o que lhe garante uma grande variedade de espécies da fauna e flora, como: bromélias, orquídeas, canelas, entre outras.

Com relação à fauna, destacam-se algumas espécies como o papagaio do peito roxo a jacutinga, e uma grande variedade de mamíferos, como antas, felinos, lebres e veados.

Fronteiras o que é hoje não foi ontem nem será amanhã

O mundo vive em transformação, a geografia da Terra sempre mudou e sempre continuará mudando, em curto espaço de tempo nações deixam de existir e outras "nascem". Abaixo exibo um anime do inicio da década de 90, perceba o quanto esta desatualizado e tudo em um período muito curto de tempo.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Somos apenas um grão de areia

O planeta Terra é grande? Comparando com outros astros do universo somos muito pequeno, não somos grandes nem dentro da Via Láctea quem dirá do universo. Na nossa galáxia o Sol é o maior corpo, no entanto, ele também é pequeno. O maior astro já descoberto é 1 bilhão de vezes maior que o nosso sol.  


Acompanhe estes dois vídeos descrevendo a imensidão do universo.


 
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

1° vez em Floripa

 
 


Ponte Hercílio Luz, Lagoa da Conceição, praias. Isso vem à mente de um turista em sua primeira visita a Ilha da Magia. A capital catarinense é espetacular, as praias estão entre as mais belas do país e esses quesitos são fundamentais para um turista optar por esse destino.
A primeira vez em qualquer lugar sempre é especial, Floripa não é diferente. No começo o turista fica perdido na questão Ilha ou continente tendo a impressão que tudo é uma coisa só. E de fato para quem está pela primeira vez é uma coisa só: Uma beleza que só vendo.
O ponto forte são as praias e praia para todos os gostos, desse as mais badaladas como Joaquina a    mais desertas como naufragados.
O point da cidade é no verão, o número de pessoas na cidade triplica, mas, não é isso que impede de conhecer a cidade, quem vai uma vez volta outras vezes.
A quem diga que o custo de vida é alto, sim, é verdade, no entanto, há opções para todos os bolsos e todos os estilos de hospedagens. Sendo assim grana não é desculpa para não ir até Florianópolis. Conheça a Ilha da Magia a bela capital catarinense, apaixone-se, torne-se um barriga verde.

domingo, 14 de abril de 2013

Macapá divisa de hemisférios


Macapá, capital do Amapá. Talvez o mais desconhecido estado, o único sem ligação por estrada entre outros estados. A capital tem aproximadamente 450 mil habitantes com crescimento constante. Macapá  ainda não desperta grandes atenções do turista, apesar de ser uma bela cidade ela está longe das grandes rotas turísticas.
 
 
Porém o município tem uma característica única, uma "curiosidade" que levam mochileiros até lá. Por um acaso já sabe o que é? Simplesmente estar nos dois hemisférios ao mesmo tempo. E isso é possível, pois a linha do equador corta a cidade, sendo assim é possível colocar um pé no norte e o outro no sul. Muitas fotos são tiradas dessa forma.  O marco zero como é conhecido atrai pessoas justamente para registrar essa rara oportunidade, estar tanto no sul como no norte ao mesmo tempo.




 
 
 
 
 
 
 
 

Como chegar? O único jeito de chegar é por via aérea ou marítima. Existem voos diários até a cidade. Pode ser difícil chegar, mas vale, vale cada momento.

O que mais fazer na cidade?


FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ




 Quem vai até o local pode observer  esta fortificação militar, tombada em 1950, como Patrimônio Histórico Nacional. Lá dentroo visitante  faz uma viagem no tempo do Brasil colônia, seja pelo seu incrível estado de conservação ou pelas curiosidades que aguçam o imaginário humano. Localizada no centro da cidade e as margens do rio amazonas.
 
 
PARQUE DO FORTE
 
 
 
Um complexo turístico histórico, localizado na chamada frente da cidade que envolve a área externa da Fortaleza de São José. Lugar ideal para caminhadas e piquenique. Oferece variadas opções de lazer para toda a família com possibilidade de apreciar a vista do rio Amazonas nos decks panorâmicos ao longo do percurso.


CENTRO DE CULTURA NEGRA
 
 



É um centro de valorização da cultura negra do Amapá, composto de um Anfiteatro para atividades culturais e o Museu do Negro. Marcado por receber das mais importantes manifestações culturais do Estado, o Encontro dos Tambores, que envolve apresentações artísticas e culturais.
 

 

TEATRO DAS BACABEIRAS
 
 


Com uma beleza arquitetônica moderna, possuindo em seu ambiente 703 poltronas, sala de dança, imagem e som, camarins individuais e coletivos, projetores de filmes, tela panorâmica e um palco moderno. É onde se pode demonstrar algumas das manifestações artísticas e culturais do Estado do Amapá.
 
 
MUSEU SACACA
 
 
 
Quem visita este museu tem a oportunidade de conhecer o jeito de viver dos povos tradicionais da Amazônia. O local reproduz em detalhes o dia a dia dos indígenas, ribeirinhos e castanheiros.
 

domingo, 31 de março de 2013

Tuvalu com os dias contados

Não deixe o paraíso desaparecer

Tuvalu é um pequeno país composto por oito ilhas paradisíacas do  pacifico.A população é de quase 10 mil habitantes, a renda principal é o turismo. No entanto, a nação ainda fatura com a venda do domínio de internet tv. No começo do século emissoras de tv estadunidense ofereceram uma quantia significativa para poderem usar o domínio por 12 anos. Outra curiosidade de Tuvalu é que o pico mais alto tem apenas 5 metros de altura. 

Lugar dos sonhos de muitos, desejo de morada de outros tantos, mas, a calmaria do país esconde uma preocupação. Tuvalu pode ser engolido pelo mar nas próximas décadas. 



Embora, os tuvaleses sejam um dos que menos poluem o planeta, eles serão os primeiros a perder a casa. Com o derretimento das geleiras e o aumento no nível dos oceanos o país deixará de existir dentro de poucas décadas. 
 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Um crime comum no Brasil

A Marinha é responsável por cuidar da costa brasileira, temos aqui um dos maiores litorais do mundo. E a praia é o destino preferido pela maioria dos brasileiros, não precisamos pagar nada para usufruir de nossas praias. Nada mesmo, mas, no entanto, nos últimos tempos um crime esta se tornando comum no Brasil: reserva de espaço na areia.  

Donos de restaurantes, condomínios  e espertinhos que querem faturar uns trocados armam cadeiras e guarda-sois ao amanhecer, simplesmente tomam todo o espaço do banhista, a praia pode estar vazia, mas, tudo já está lá e quem chega com suas coisas acaba não sabendo o que fazer. Muitos turistas desconhecem a lei acabam constrangidos ou ameaçados e para não se estressarem caminham longe para não arrumar confusão. 

 Condomínios e hotéis podem fixar afixar os equipamentos na areia apenas numa situação: somente quando o hóspede interessado solicita e apenas durante o período que ele permanecer na areia. 

Se presenciar qualquer ato do tipo denuncie às autoridades, pois, nesse ritmo logo privatizarão o mar.  

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Temperatura bem abaixo de Zero

O inverno é uma excelente estação do ano, mesmo no Brasil, diversas cidades nos meses de junho a agosto lucram com baixas temperaturas. A menor já registrada no Brasil foi de -14° em Caçador SC em 11 de junho de 1952. No entanto, Caçador perde feio no quesito frio. A menor temperatura já registrada na Terra em local com vida humana foi na cidade de Oymyakon na Rússia, em janeiro de 1926 os 1500 moradores enfrentaram -71° graus. 



Já imaginou tentar ligar o carro e não poder simplesmente porque a gasolina congelou dentro do tanque? 
Já imaginou as aulas serem suspensas apenas quando a temperatura chega a - 52° ?
Já imaginou pescar, nos raros momentos que isso é possível é o peixe congelar apenas 30 segundos após sair da água? 
Pois é, assim é viver nesse pequeno povoado russo. 


 Oymyakon tem um solo congelado, porém, a água do Rio Indigirka não congela o ano todo. Isso se deve ao fato da nascente do rio ser de águas termais. A cidade situa-se a 750 metros acima do nível do mar. Ali o inverno dura 9 meses. A razão das baixas temperaturas são por causa das cadeias de montanhas que cercam a cidade e impedem de escapar as fortes massas de ar frio.No entanto, as mesmas montanhas fazem com que o frio seja "suportável".  A média de temperatura no inverno é de -45°. Curiosamente o verão chega aos 40° positivos. 


CURIOSIDADE: A menor temperatura já registrada na Terra foi de -89,2° na estação cientifica de Vostok, que pertence a Rússia. O recorde negativo foi em 21 de julho de 1983. 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ilha da Madeira

A Ilha é pequena, mas a exuberância não tem fim. Cada vez mais turistas de todo as partes do mundo estão descobrindo a madeira. Lá é possível velejar, ver baleias e golfinhos, além de pescar. 

Mas, não pense que é só isso. A ilha lusitana oferece muito mais. Você pode apreciar vistas deslumbrantes do alto de um mirante, balão ou teleférico. 

Para os mais aventureiros é possível fazer caminhadas pela mata fechada, escalar montanhas e ainda jogar golfe. 

É justamente nessa ilha que se encontra um dos jardins mais exóticos e belos do mundo. A Ilha da Madeira tem montanhas belíssimas de quase 2.000 metros. 

O clima na Ilha raramente fica abaixo dos 15° C, por isso, todo o ano dá praia. Os mais exigentes não precisam se preocupar: a ilha tem estrutura de grandes centros turísticos. Vale a pena conhecer.  

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fenômenos desconhecidos da natureza

O Planeta Terra é fantástico, por mais que vivemos não conseguimos aprender tudo sobre ele. Essa imensa bola azul guarda muitos mistérios. Diversos fenômenos acontecem aqui, muitos ainda instigam os pesquisadores. 

Colunas de Basalto 

O que são colunas de basalto? São rochas ígneas com alto teor de ferro na superfície em forma de magma broto pode ser resfriado e de forma surpreendente. 

 O fenômeno ocorre com o esfriamento de um fluxo de lava espessa, formando uma malha geométrica com notável regularidade. Um exemplo é o Giants's Causeway, na Irlanda. 


Buracos Azuis 

Os buracos azuis são gigantescas elevações subaquáticas, elas levam esse nome devido a tonalidade azul que apresentam quando vistas do alto. Geralmente elas possuem centenas de metros de profundidade e ambiente inóspito para vida. 


Maré Vermelha 

Esse fenômeno é formado pelo aumento das algas de cor única, uma parte da água pode virar em vermelho sangue. Esse fenômeno é inofensivo para os humanos, porém, pode causar a morte de peixes, aves e mamíferos marinhos.  





Círculo de Gelo 

De acordo com os cientistas estes círculos são 
formados por turbilhões de'água que giram em um considerável pedaço de gelo, em um movimento circular. O resultado dessa ação outros pedaços de gelo e objetos gerados pelo desgaste nas bordas de gelo vão formando o círculo. 



Nuvens Mammatus 




Estas nuvens indicam tempestades e outros eventos meteorológicos extremos. Geralmente elas são compostas de gelo, e podem se estender a dezenas de quilômetros. em vários sentidos e formações. 





Arco ires de fogo 

É muito difícil de presenciar, ele só ocorre quando há participação do sol e das nuvens. Cristais dentro das nuvens refratam a luz em ondas de espectro, dessa forma, surge o arco entre as nuvens.