sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Quantas cidades existem no mundo?



Antes de qualquer coisa, é fundamental definir o que é uma cidade. O mundo está dividido entre zona urbana e zona rural, e isso pode ser determinado por meio de alguns fatores: quantidade de habitantes e densidade populacional, percentual de pessoas que não dependem da agricultura e acesso a serviços básicos. 

Os critérios de avaliação não são padronizados e podem variar de país para país. Algumas nações classificam cidades com mais de 2.500 habitantes, enquanto outras estabelecem o limite acima de 20 mil ou até mesmo consideram como cidades os lugares com mais de 50 mil moradores.


Citamos alguns exemplos de classificação
Argentina:     2 mil habitantes
Canadá:        1 mil  habitantes ,
China:   Cidades designadas pelo Conselho de Estado e outros locais.  
Estados Unidos: Locais com mais de 2.500 pessoas. 
Índia: Locais que possuem governo ou que tenham mais de 5 mil habitantes desde que 3/4 da força de trabalho masculina não estejam envolvidos na agricultura.            
Japão:            Unidades administrativas com mais de 50 mil habitantes
Maldivas:       Apenas Malé, a capital
México:          Locais com mais de 2.500 habitantes
Nova Zelândia:        Locais com mais de 1 mil habitantes
Noruega:       Locais com 200 ou mais habitantes
Peru:  Centros populacionais com 100 ou mais habitações
Senegal: Aglomerações de 10 mil ou mais

Agora que já temos a classificação, vamos à resposta da pergunta: De acordo com dados de 2009, o total de cidades no mundo é de 36.722. Dessas, 19 possuem mais de 10 milhões de habitantes, 455 possuem mais de 1 milhão, 1.054 possuem mais de 500 mil e 2.851 possuem mais de 150 mil pessoas. No entanto, se considerarmos distritos e povoados que não são considerados como cidades, o número total de municípios passaria de 2,5 milhões.

No Brasil, há 5.570 cidades. A menor delas é Borá, localizada no interior de São Paulo, com 804 habitantes, enquanto a maior é São Paulo


4 comentários: