quinta-feira, 15 de março de 2018

Camboriú ameaçada de extinção


Uma das praias mais badaladas do Brasil chama-se Balneário Camboriú, fica no estado de Santa Catarina. Ela é muito procurada não só por brasileiros, mas também por estrangeiros, principalmente os argentinos. E não são somente as belas praias que chamam atenção, Camboriú se destaca também pelos grandes arranha-céus: dos 10 maiores prédios do Brasil oito ficam na cidade. Inclusive ganhou o apelido carinhoso de Dubai brasileira.

Ser um marco do turismo, ter reconhecimento inclusive internacional é o sonho de qualquer lugar que aspira ser um pólo no turismo. No entanto, Camboriú pode pagar um preço muito alto por não ter um planejamento consciente. A população local é de 128 mil habitantes, no entanto, durante a temporada ( dezembro a fevereiro) 4 milhões de pessoas transitam pelo local. Não precisa ser gênio para perceber que se nada for feito o período de lazer poderá se tornar período de stress.

Quem já se aventurou passar um feriado ou mesmo as férias por lá sabe muito bem do que estamos falando. Que o local é um paraíso da natureza, não temos dúvidas e nem pretendemos questionar. Mas, a logística urbana, sim. Simplesmente a cidade fica intrafegável, motoristas ficam às vezes horas para atravessar a cidade, não há um sistema como nas grandes cidades. Filas em todos os cantos, até na areia.

E se nada for feito a tendência será piorar, já que ainda estão construindo prédios. E com a demanda maior será necessário infra-estrutura maior. Se atualmente não é muito jogo ir para a cidade para descansar em período de temporada o que dirá daqui a algum tempo? Será que surgirão aquelas soluções mágicas: cobrar para entrar, colocar pedágios urbanos. É melhor nem dar ideia.

Se você deseja conhecer Balneário Camboriú e tem disponibilidade vá num período de baixa temporada, você aproveitará mais. Porém, se não tem essa possibilidade vá preparado, com o lema sem stress. Afinal, um passeio é para ser desfrutado e não para virar dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário