quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Cingapura


Localização:  Sudoeste asiático
Nome Oficial:  República de Cingapura
Área: 660 km²
Capital:  Cidade de Cingapura
Nacionalidade:  cingapuriana
Idioma:  malaio, mandarim, tâmil, inglês
Cidades Principais:  Cidade de Cingapura
População:  5,5 milhões
Clima: Equatorial
Governo:  Republica parlamentarista
Divisão administrativa: 5 regiões
Religiões:  crenças populares chinesas (40%), islamismo (18,5%), budismo (14,2%), cristianismo (15,4%), hinduísmo (5%), sem religião e ateísmo (4,7 %), outras (2,4%).
Taxa de analfabetismo:  4%
Densidade demográfica: 7.664 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional:   2,5%
População residente em área urbana:  100%
População residente em área rural:  0%
Domicílios com acesso a água potável:  100%
Domicílios com acesso a rede sanitária:  100%
Composição Étnica: chineses (76%), malaios (15%), indianos (6%), outros (3%).
Esperança de vida ao nascer:  80 anos
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):  0,912 ( muito elevado)
Moeda:  dólar cingapuriano
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 308 bilhões
PIB per capita: US$ 56.320
Principais atividades econômicas:  indústria (principalmente eletrônicos), finanças e serviços portuários.
Relações exteriores: Apec, Asean, Comunidade Britânica, Banco Mundial, OMC, FMI e ONU.


HISTÓRIA DE CINGAPURA


O início do povoamento hoje conhecido como Cingapura iniciou-se no século II d.C. Foi um posto avançado do império de Srivijaya, chamado Temasek ("cidade do mar"). Entre os séculos XVI e XIX, era parte do sultanato de Johor. Em 1613, invasores portugueses queimaram o povoamento e a ilha afundou no esquecimento durante dois séculos.

Em 1819, Thomas Stamford Raffles chegou e assinou um tratado com o sultão Shah Hussein em nome da Companhia Britânica das Índias Orientais para desenvolver a parte do sul de Cingapura como um entreposto comercial britânico, ante sua privilegiada localização na passagem que liga o sul do Mar da China Meridional ao Oceano Índico. Em 1824 toda a ilha se tornou uma possessão britânica no âmbito de um tratado adicional pelo qual o sultão e os Temenggong entregaram à Companhia Britânica das Índias Orientais, que ampliou e explorou o porto. Em 1826, tornou-se parte dos Estabelecimentos dos Estreitos, um grupo de colônias britânicas. Até 1869, 100 000 pessoas viviam na ilha.

Tropas japonesas vitoriosas marcham através da Cidade de Cingapura, após a derrota britânica na Batalha de Cingapura. Na Segunda Guerra Mundial, o Exército Imperial Japonês invadiu a Malásia, o que deu origem à Batalha de Cingapura. Os britânicos foram derrotados e renderam-se em 15 de fevereiro de 1942. O então primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, chamou o episódio de "o pior desastre e a maior capitulação da história britânica." Os japoneses ocuparam Cingapura até os britânicos retomarem o território em setembro de 1945, após a rendição do Japão.

A primeira eleição geral em Cingapura, em 1955, foi ganha pelo pró-independentista David Marshall, chefe da Frente de Trabalho. Exigindo um governo completamente independente, Marshall liderou uma delegação a Londres, mas o seu intuito foi recusado pelos britânicos. Demitiu-se quando retornou e foi substituído por Lim Yew Hock, cujas políticas convenceram o Reino Unido a conceder plena autonomia interna para Cingapura em todos os temas, exceto assuntos de defesa e relações internacionais.

Nas eleições de maio de 1959 o partido Ação Popular obteve uma vitória esmagadora e imediatamente fez de Cingapura um Estado autônomo dentro da Commonwealth, com Lee Kuan Yew como o primeiro-ministro. O Governador de Cingapura Sir William Allmond Codrington Goode serviu como o primeiro chefe de Estado do país até dezembro de 1959, quando foi sucedido por Encik Yusof bin Ishak, mais tarde primeiro presidente de Cingapura.

Cingapura declarou a sua independência do Reino Unido em 31 de agosto de 1963, antes de ingressar na então nova Federação da Malásia em setembro, junto com Malásia, Sabah e Sarawak, como resultado do Referendo de 1962 sobre a Incorporação de Cingapura. Tunku Abdul Rahman separou Singapura da Federação dos dois anos mais tarde, após o conflito ideológico aquecido entre os partidos do governo da Malásia e de Cingapura.

Cingapura ganhou soberania como "República de Cingapura, em 9 de agosto de 1965, com Yusof bin Ishak como presidente e Lee Kuan Yew, ainda como primeiro-ministro. Em 1970 o país se juntou ao Movimento Não-Alinhado e em 1976 ajudou a fundar a Associação das Nações do Sudeste Asiático. Em 1990, Goh Chok Tong sucedeu Lee como primeiro-ministro. Durante seu mandato, o país enfrentou a crise financeira asiática de 1997, o surto de SARS de 2003 e as ameaças terroristas colocadas pela Jemaah Islamiyah. Em 2004, Lee Hsien Loong, filho mais velho de Lee Kuan Yew, se tornou o terceiro primeiro-ministro.

TURISMO O QUE FAZER EM CINGAPURA 

Resultado de imagem para pulau ujong

Pulau Ujong (em malaio significa 'ilha no fim da península)  é a principal ilha do estado insular de Cingapura. Forma a grande maioria do território em área e população.

Resultado de imagem para area central de singapura

Área central de Cingapura.

Resultado de imagem para singapore woodlands 

Woodlands, é uma cidade suburbana na parte setentrional de Cingapura, parte do distrito de North West Conselho de Desenvolvimento Comunitário (CDC Noroeste). Ele se conecta com a Malásia Cingapura cidade mais ao sul, Johor Bahru, através do Johor-Cingapura Causeway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário