quarta-feira, 19 de agosto de 2015

As línguas mais difíceis de aprender

Se você acha português difícil é melhor parar e dar uma lida nesse artigo. Atualmente existem 6912 línguas sendo faladas na Terra (compêndio Ethnologue). Com exceção da Coreia do Norte, todos os outros países falam pelo menos duas línguas; a recordista é Papua Nova Guiné com 820, já no Brasil se falam 188.
E existem línguas de diferentes níveis de aprendizado:
FÁCEIS: Inglês, esperanto, romeno, italiano
MÉDIAS: Alemão, islandês, português, espanhol
DIFÍCEIS: Árabe, japonês, coreano, húngaro
COMPLICADAS: Chinês, vietnamita, tailandês, cambojano
QUASE IMPOSSÍVEIS: !XÓÕ   


!xóõ
Sim, esse é o nome da língua !xóõ (pronuncia-se estalando a língua no céu da boca) falada no sudoeste de Botsuana, África. De tal complexa que é esta língua  nativos desenvolvem caroços na laringe devido a forma como é emitido os sons ( através de cliques). O alfabeto tem 26 vogais e 122 consoantes, além dos diversos níveis de tons. 


Tuyuca 

Falado por índios da Amazônia brasileira e colombiana é a língua indígena mais difícil de aprender. As palavras são formadas por aglutinações de sons que significam alguma coisa. Por exemplo, “hóabãsiriga”, significa: eu não sei escrever. Existem 140 gêneros, grupos de objetos que são utilizados para definições específicas ganham um gênero específico, uma casca que não fica grudado na árvore, ganha outro gênero.

O “nós” tem duas palavras diferentes, ela varia para incluir ou excluir a pessoa com quem se conversa. A única forma de se afirmar algo é terminar a frase com um verbo. E se você presencia algo acontecendo tem que terminar a frase com “-wi” e se você apenas acreditar ser verdade, é necessário o complemento “-hiyi”. 



Silbo gomero

Para quem não sabe assobiar ou aprende ou não tem como estudar o idioma. O silbo gomero é todo articulado por assobios. Mas, o alfabeto é simples: duas vogais e quatro consoantes. 

De acordo com a história uma pessoa que tinha mais habilidade na língua comunicava notícias por distâncias se até 3 quilômetros. Como a região é montanhosa ( La Gomera, Ilhas Canárias) tal habilidade era bem útil, assim evitava grandes deslocamentos para transmitir recados.  


Archi

Falado em uma região do sudoeste da Rússia ela se destaca por ter 1,5 milhão de terminações para cada verbo. Complicado até para um nativo, mas ainda existem modificadores de verbo para quatro gêneros e ainda podem indicar possibilidade, dúvida ou certeza.  A ortografia do idioma só foi desenvolvida em 2006. 

Bora

Conhecida também por miranã, ela é falada por índios peruanos. Esse é o idioma com maior número de gêneros: 350 classes de pronomes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário