quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Simplesmente Chipre


Localização: Oriente Médio.
Capital:  Nicósia
Idioma: grego e turco
Cidades principais: Nicósia, Limassol, Larnaca, Ora, Mari e Athna
População: 871.036 habitantes. (Homens: 424.141; Mulheres: 446.895). Composição: Porção grega: Greco-cipriotas 96%, outros 4%. Porção turca: Turco-cipriotas 99%, greco-cipriotas e outros 1%.
Extensão territorial: 9.251 km².
Clima: Mediterrâneo.
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 6 distritos.
Religiões: Porção grega: Cristianismo 93,7% (ortodoxos 85,7%, outros 8%), sem religião e ateísmo 5%, outros 1,3%. Porção turca: Islamismo 97,9%, cristianismo 1,7%, sem religião e ateísmo 0,4%.
Densidade demográfica: 94 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 1%.
População residente em área urbana: 70,06%.
População residente em área rural: 29,94%.
Esperança de vida ao nascer: 79 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 100%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,810 (muito alto).
Moeda: Euro (porção grega) e nova libra turca (porção turca).
Produto Interno Bruto (PIB): 21,3 bilhões de dólares.
PIB per capita: 27.465 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, UE.



CHIPRE: UM MUNDO ENTRE GREGOS E TURCOS 
Não era só Berlim que estava dividida por um muro, Nicócia – capital do país (Chipre) também. Lá a separação era entre ciprianos gregos (sul) de ciprianos turcos (norte). Quando em  09 de março de 2007 rui a última capital murada do mundo. A iniciativa foi saudada por diversos líderes mundiais e muito comemorada pela população. 


Diferente da Alemanha o muro de Chipre usava no espaço latões provisórios a arrames farpado mal amanhado, de muro de pedra por cima dos quais cresceram árvore. Por pressão popular em 2002 foram abertos pontos de passagem: três na capital e duas em outros lugares da ilha. No entanto, os de origem grega evitavam atravessar, pois, a parte turca exigia passaporte, mesmo os cidadãos sendo do mesmo país. 

Antigo muro em Chipre

TURISMO: O QUE FAZER EM CHIPRE 



Chipre tem uma das mais belas praias do Mediterrâneo, com temperaturas agradáveis é muito procurada por turistas do mundo inteiro. Uma das que mais se destacam é Nissi Beach. 






Como todas as antigas civilizações, Chipre também preserva belas igrejas, uma delas é a catedral de “Saint Lazarus”  (São Lazaro). Segundo relatam, ele teria sido obrigado a fugir da Judéia e acabou refugiando-se em Chipre. Lá teria sido ordenado o primeiro bispo do país. Lá passou o resto de seus dias, o corpo foi enterrado onde hoje é a catedral. Ela foi construída no ano 900 e se destaca por sua beleza. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário