quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Lá em Bollywood...



O cinema encanta espectadores em todo o mundo. Seja pela arte, cenário, fotografia, enredo, pessoas de todas as faixas etárias vão às telonas. E os gêneros são os mais diversificados: com certeza, agrada a gregos e a troianos. Filmes produzidos nos Estados Unidos são os mais comuns, atingem pessoas do planeta todo, as produções rompem facilmente cifras astronômicas, porém, a bilheteira também é significativa ( embora não seja a única forma do produtor capitalizar). Mas o que muita gente não sabe é o que o maior produtor de filmes é a Índia, ela chega a produzir três vezes mais do que os estadunidenses num ano.

Bollywood, assim é conhecido o cinema indiano. O nome surge da junção de Bombai (cidade onde esta localizada) e Hollywood .

Raja Harishchandra (1913) Foi o primeiro filme produzido na Índia. A indústria indiana passou por muitas transformações em sua existência, mas foi a partir dos anos 2000 que a cinematografia do país começou a crescer internacionalmente. Muito pelo auxílio de imigrantes sul asiático espalhados pelo mundo. Ainda estão longe de ser o que o principal concorrente é, mas a curiosidade de muitos está fazendo a sete arte seja vista com outros olhos.


Abaixo você assiste na íntegra Raja Harishchandra




O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO É MUITO MAIOR  

Rodado em 2010, Rann conta a história de um executivo de um canal de notícias do país, líder em audiência no seguimento, com princípios éticos, conta com um concorrente que é o oposto disso tudo. O canal "Índia 24x7", líder em audiência e confiabilidade nas notícias, se vê na iminência de ser ultrapassado pelo "Headline News", dirigido por um executivo sem escrúpulos e que privilegia notícias sensacionalistas, onde vale tudo pela audiência.


A explosão de uma bomba, provocada por um ato terrorista, ambos passar a caçar as notícias para confirmar quem é o responsável, sendo atropelados por políticos corruptos. Nesse instante a ganância e a imoralidade são apresentadas com clareza para mostrar como a televisão pode influenciar a candidatura do país e demonstrando que até os mais honestos podem ser envolvidos em armadilhas. 

Taare Zameen Par - Como Estrelas na Terra (2007)




Ishaan Awasthi, é um garotinho de apenas 9 anos. Muito inteligente, ativo, porém sofre com dislexia, o que causa muitos problemas para ele,sendo a incompreensão a pior delas.  

 Na escola quando entra um novo professor de artes ele percebe que há algo de diferente com Awasthi. Não demora e o mestre percebe que o quadro de dislexia  do menino. A partir daí ele põem em prática um audacioso plano para salva-lo, já que ele tinha perdido a vontade de viver.







3 idiotas




A aventura é centrada em 3 amigos: dois deles estão a procura do outro que acaba desaparecendo após mudar sua percepção de como enxergar o mundo. Dessa forma os dois retornam à escola onde estudaram, lá revivem inusitadas experiências com uma jovem e bela moça e com um tirano professor.  Porém, ainda precisam lidar com uma aposta indesejada, um casamento e um funeral. 








Quem quer ser um milionário? Ao contrário do que muitos pensam não é um filme indiano, mas sim: inglês. A película foi toda climatizada e rodada no país asiático, mas não é produção "bolludiana".

Aqui ( Brasil) de fato não é muito simples de achar um filme indiano para locar, porém, se localizar vale a pena. A forma mais fácil de ter acesso é pela internet, porém, se você não fala hindi ou tem dificuldade em inglês pode não ser agradável a experiência, mas, como, curiosidade vale o esforço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário