sábado, 22 de agosto de 2015

Macau a China portuguesa




Localização: Sudoeste da Ásia 
Nome oficial: Região Administrativa Especial de Macau
Área:  254 km².
Capital:  Macau  
Nacionalidade: chinesa
Idioma: Chinês e português
Cidades Principais: Macau
População: 566 mil
Clima: Temperado
Governo: Chefe do executivo
Divisão administrativa: Região administrativa da China
 Religiões: Budismo 70%, católicos 25%, outras 5%.
Taxa de analfabetismo: 8%
Densidade demográfica: 19,100 km².
Taxa média anual de crescimento populacional:  1,9%
Composição Étnica: Portugueses, chineses, malaios, cingaleses, indianos.  
Esperança de vida ao nascer:  80 anos
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,868 
Moeda:  Pataca,
Produto Interno Bruto (PIB):  U$ 52 bilhões
PIB per capita:  U$91.376,02
Principais atividades econômicas: setor têxtil, cassino, turismo.


MACAU ENTRE PORTUGAL E A CHINA

Macau foi colônia portuguesa na Ásia, foi um local estratégico para Portugal nas rotas comerciais. Porém, a história é bem mais antiga, os primeiros registros datam de 4000 aC. Portugal só estabeleceu no século XVI.

O povoamento da região estabeleceu-se durante a dinastia Ming, pescadores da região de Fujian foram os pioneiros. Além disso, foram os responsáveis pela construção do famoso templo de A-má. Outros povoamentos na região também se devem aos primeiros habitantes de Macau. 

Macau nas rotas comerciais portuguesas e espanholas




Os lusitanos desembarcaram entre 1554 e 1557, D. Henrique é creditado tal feito. Porém, outros portugueses passaram antes na região. O primeiro foi Jorge Alves em 1513. Esta visita abriu as portas ao estabelecimento de uma série de entrepostos comerciais na área do Delta do Rio das Pérolas, apoiados em Macau que depressa conseguiu com o acordo do Imperador da China, monopolizar o comércio entre a China e o Japão, e  destes dois países com a Europa.

Macau tornou-se um ponto fundamental para comerciantes e missionários na China. Devido à localização privilegiada e a situação econômica despertaram o interesse de outros povos; holandeses tentaram conquistar, porém, foram expulsos pelos moradores locais. Mas, com o decorrer dos tempos, outros países estabeleceram-se na região. Macau vira residência de veraneio de muitos comerciantes ocidentais. Macau foi devolvida para a China em 20 de Dezembro de 1999, mediante um acordo de 50 anos  e não é considerado realmente um país. 

Resultado de imagem para macau 1999

TURISMO O QUE FAZER EM MACAU







Em Macau não é tão difícil de localizar-se como em outras regiões chinesas, pois, as placas de localização estão em três idiomas, dentre eles o português. O que facilita e muito a viagem de qualquer falante de língua latina











Torre de Macau localizada nos lagos Nam Van, tem 338 metros é a 10° torre independente mais alta do mundo e fica apenas 15 minutos do aeroporto.  Ela foi erguida em 2001 por um bilionário local. Lá existe plataforma de observação com uma vista panorâmica e privilegiada da cidade, é possível ainda fazer um passeio a pé em torno da borda exterior (é seguro, porém só os mais corajosos encaram). A Torre conta ainda com restaurante, teatro, sala de convenções e um shopping. Além de tudo um dos  bungee jumping mais altos do mundo fica na torre, o brinquedo tem 233 metros de altura, a visão proporcionada é incrível: só para os muitos corajosos.
O local é um dos membros da federação mundial das grandes torres, além dela ser usada  para observação e entretenimento, ela também é utilizada para as telecomunicações e a radiodifusão. 


Resultado de imagem para torre de macau 


PARQUE MUNICIPAL DR SUN YAT-SEN
O parque foi criado para comemorar a amizade entre China e Portugal. Sun Yat-Sen Parque é dividido em duas seções principais que têm estilos distintos. A seção nordeste é definida como jardim chinês clássico, com lagos artificial, uma ponte arqueada, pavilhões e torres. Em contraste, a seção do sudoeste é europeia em grande estilo com instalações esportivas e estufas jardins. Há também um parque infantil no centro do parque.

Duas características são importantes: Em primeiro lugar, em pé, como um símbolo da amizade entre a China e Portugal, há uma estátua de aço de duas mãos trêmulas no centro do parque. Em segundo lugar, o Huang Junying Biblioteca Pública é uma instalação que está disponível tanto para crianças e adultos. A maioria das atrações da Sun Yat-Sen Parque estão ligados entre si por um caminho sinuoso que fica a 500 metros (cerca de 546 jardas) de comprimento. Este é o mais longo de todos os caminhos nos parques de Macau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário