terça-feira, 25 de agosto de 2015

Sítios arqueológicos

Em sítios arqueológicos são encontrados vestígios dos homens que habitavam o local no passado. Lá são encontrados restos de suas casas, de sua alimentação, instrumento de trabalho, armas, enfeites, pinturas e demais acessórios. 


Um desses sítios fica a 20 quilômetros de Nápoles. Itália. Pompeia ficou oculta por 1600 anos após uma erupção do vulcão Vesúvio, que cobriu o local de lava. Isso acabou extinguindo a população local, isso foi datado em 79 d.C. No entanto, foram preservados de maneira perfeita, teatros, templos, banhos termais e casas, tudo isso foi descoberto em 1749. Até o momento o local é um dos mais incríveis sítios arqueológicos do mundo.


Angkor Wat, Camboja. É a antiga residência do imperador Khmer além de um gigantesco templo budista.  Angkor Wat se destaca pelas belas torres e as construções se estendem por mais de 200km². O sítio fica aproximadamente 5 quilômetros da cidade de Siem Rap, o templo é considerado uma das maravilhas do continente asiático. 


A civilização Maia também conta com seu sítio arqueológico. Chichen Itzá guarda esses fragmentos: pirâmide de Kukulcán, templo dos guerreiros e das mil colunas. Turistas do mundo todo chegam ao local anualmente, ficam encantados com o histórico do lugar. Tudo isso a uma distancia de 200 quilômetros da Riviera Maia.  


No Brasil também existem sítios arqueológicos, um dos mais famosos são as Ruínas de São Miguel Arcanjo, localizado no Rio Grande do Sul e parte da Argentina. Lá são encontradas ruínas jesuítas construídas entre o século XVII e XVIII, na época era território guarani. Igrejas, residências e demais construções fazem parte do sítio arqueológico, ao todo são 1200 km². 


Templo de Luxor, Egito, é uma joia histórica para a humanidade. Fundada na antiga Tebas, as margens do rio Nilo em 1400 a.C. As construções foram dedicados ao deus Amon. O local possui diferentes monumentos que demonstram a profundeza da cultura egípcia. 


Éfeso é a antiga cidade greco-romana situada no litoral da Turquia. Por muitos anos Éfeso foi a segunda maior cidade do império romano. Até poucas décadas atrás, as ruínas estavam quase esquecidas, porém, houve um trabalho de restauração, e o lugar acabou virando um dos principais pontos turísticos da região. 


A 250 quilômetros de Amã ( capital da Jordânia) esta o sítio arqueológico de Petra, situado entre o Mar vermelho e o Mar Morto. A antiga cidade de Petra é um deslumbramento arqueológico no Oriente Médio. Os incríveis monumentos e construções talhados da época de Jesus Cristo, em rocha nas montanhas da região, deslumbram todos que visitam o local. 

 

No estado do Colorado, Estados Unidos, fica o Parque Nacional de Mesa Verde. Lá existem mais de 600 casas de antigos habitantes, tudo está espalhado pelo parque e foram construídas ao pé de penhascos. Segundo estimativas as construções são entre o século VI e o século XIII. 


Machu Picchu é o sítio arqueológico mais conhecido do mundo. Construído no século XV pela civilização Inca, quase foi destruído no início do século passado. Quem visita o lugar fica impressionado com o que vê, e sempre o mesmo questionamento: como foi possível construir isso naquela época? Respostas concretas não se têm, o que é certo é que o lugar é lindo, a beleza é impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário